Os Cuidados De Financiar Seu Imóvel no Programa Casa Verde e Amarela

Os programas do Governo Federal para o financiamento da casa própria que foi conhecido por dois nomes destinos, e por governos diferentes como os programas  Casa Verde e Amarela e Minha Casa Minha Vida, ambas tem o propósito de subsidiar créditos para categorias de média e baixa renda. O Governo Federal tenta juntar esforços para diminuir o déficit habitacional, os altos preços dos aluguéis tornam-se inviáveis para trabalhadores com renda de até dois salários mínimos.

"O déficit habitacional cresceu no Brasil, segundo o último levantamento da Fundação João Pinheiro. Esse índice engloba dados de domicílios precários com elevado custo de aluguel. O indicador até teve uma baixa no ano de 2018, mas voltou a crescer no último período de análise, em 2019". Fonte: Habitat Brasil 

Pensando nisto as construtoras elaboram projetos de construções com apartamentos de 26 a 37m² com valores médios entre R$ 196.000,00 até R$ 500.000,00, embora o comprador tenha baixa renda, é possível utilizar o FGTS em sua totalidade para abater os valores e prazo e encurtar o tempo de financiamento que no geral são de 20 a 30 anos para pagar.

Mas nem tudo é flores existem algumas situações embaraçosas que muitas pessoas acabam fazendo negócios sem saber dos procedimentos administrativo e financeiro que podem ser uma barreira para o compra da tão sonhada casa própria, neste post vamos numerar situações em que você mesmo sendo enquadrado você pode ter o seu crédito negado! Isto mesmo negado e causa um transtorno e aborrecimentos.

Conheça as armadilhas que passam desapercebidas e que podem resultar na reprovação de crédito.

  Aprovado o crédito pela construtora e reprovado pela financeira/banco

Esta situação ocorre com muita frequência em apartamentos comprados na planta, financiados em parcerias com construtoras. A exemplo da Caixa Econômica Federal que esta ligada direto aos programas de habitação do Governo Federal que financia 80% do imóvel e os outros 20% direto com a  construtora ou incorporadora. O fluxo financeiro é estabelecido e estes 20% de entrada é a  primeira fase na compra do seu imóvel.

Neste processo é necessário toda documentação como RG, CPF, comprovante de renda e de endereço, o valor é sempre 20% no valor do imóvel o restante com o banco, mas precisa se atentar no seguinte detalhe. Nem sempre a aprovação da construtora esta atrelado a aprovação do banco mas porque da construtora é uma e da financeira e outra?

A construtora tem a necessidade mais emergente pois é necessário angariar mais compradores para levantar as torres, embora tenha aporte de investidores que garante a construção mesmo que as vendas não sejam suficiente, mas é preciso prestar contas porque que  ninguém vai investir por caridade não é mesmo?

Mas os bancos atrelados aos planos do Governo Federal, poderá negar o seu financiamento mesmo que tenha passado pela construtora, pois os analistas do risco são diferentes e os critérios também mudam porque o banco é a instituição que vai assumir o risco por longos 20 ou 30 anos sem a garantia este comprador conseguirá terminar o seu financiamento.



Quais são os motivos que o banco pode negar o financiamento da casa própria

1) Restrição no nome

A restrição no nome não é novidade para ninguém, é claro que todo análise de crédito não vai prosseguir com o financiamento, como regra nome sujo não tem direito a crédito, existe algumas exceções de construtoras que não leva em consideração esta  pauta mas tome cuidado! Para não cair na armadilha do corretor e achar que vai conseguir esta com restrição? Espere um pouco pelo menos seis meses para tentar uma nova checagem de crédito. 

2) Dividas Caducadas


Não se engane que as dividas caducas não pode ser cobradas, sim! Elas podem ser cobradas mas não podem ser apontadas nos órgãos de proteção ao credito mas as instituições financeira como a Caixa Econômica Federal vai consultar dividas antigas que ainda não foram pagas existem dois sistemas que a Caixa Econômica faz uso para analisar os créditos imobiliários o SERASA EXPIRAN e a RECOVERY, com a combinação dos dois sistemas é possível levantar histórico de dividas não paga dos últimos 10 ou 20 anos e se houver algum apontamento neste período de dividas não paga seu crédito sera negado mesmo voce tenha o nome limpo.

3) Titulo Protestados


Títulos protestados também vai ser uma situação impeditiva, caso tiver algum protesto em aberto, mesmo os antigos que foram pagos e os que não foram pagos a exemplo da Caixa Econômica é feito uma busca dos 10 cartórios nos últimos 10 ou 20 anos, mesmo sendo pago não é um fator que vai reprovar o seu crédito diretamente, mas de forma indireta é um ponto a menos que vai prejudicar na avaliação final.

4) Dividas em andamento


Dividas em andamento são acordos de cobrança recém concretizados, carnês ou financiamento de veiculo em andamento, adesão de novos cartões de crédito, emissão de cheques sem uso, contas de consumo pagos com atrasos como água, luz, telefone, tv por assinatura ou acordos concretizados em destes produtos. Mesmo que você tenha o nome limpo ainda que estejam todas as contas em dia no momento da avaliação pode resulta e baixo score ou renda já comprometida acima dos 30%, as análises de créditos como cartões de crédito e outras contas de consumo não leva em consideração os indicadores de comprometimento da renda.


5) Cartões de créditos com pagamento mínimo ou parcelado


Os cartões de crédito além de ser um vilão dos altos juros, é um produto que deixa rastros no sistema de cruzamento de informação, todavia que voce paga o mínimo ou faz um parcelamento  no cartão de crédito você perde de 8  a 15 pontos no score, e este indicador também é avaliado como ponto negativa se houver histórico de parcelamento ou pagamento mínimo portanto sempre procure pagar o seu cartão de crédito na sua totalidade.

6) Ações judiciais 


Apontamentos em ações judicial de cobrança como ações de despejo, busca e apreensão, ou penhora de bens, é  outro fato de negar o crédito mesmo que ja tenha resolvido no passado, como falamos nas postagem anterior é feito o levantamento dos últimos 10 a 20 anos, até mesmo cobrança por pensão alimentícia, tudo que for ação de cobrança de alguma coisa será levado negativamente em consideração e poderá ter o seu crédito negado.

7) Na dúvida solicite maiores informações





Comentários

Total de visualizações de página